▸ Agenda Cultural ▸ Artigos ▸ Carnaval ▸ Celebridades ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Odontologia ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES ▸ Turismo

Notícias
Compartilhar Imprimir

Cotidiano | TELECOMUNICAÇÃO | 12/02/2019 | 10:16 | Por: Portal Flagrante

Governo do Amazonas busca, em Brasília, soluções de telecomunicações para o interior do estado

 vice-governador e secretário estadual de saúde, defensor Carlos Almeida, e o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme Moraes e Silva, se reúnem nesta quarta-feira (13/2) com o presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves Ortunho Junior. Na pauta da reunião, o programa “Internet para todos” - lançado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado - e o projeto Gasoduto Coari-Manaus.

 

Para o vice-governador, os assuntos que serão debatidos em Brasília são essenciais para a transformação digital do Governo do Amazonas. “A interconexão do governo é fundamental para tornarmos a máquina administrativa eficiente, sobretudo na prestação dos serviços essenciais, como nas áreas da Saúde e Educação. A internet é o meio para isso. Vamos começar pela base, organizar os fluxos de processos, um primeiro passo rumo a um governo digital”, afirmou Carlos Almeida.

 

O projeto Gasoduto Coari-Manaus é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado do Amazonas e a Telebras, assinado em 2012. Atualmente, apenas os municípios de Iranduba e Manacapuru já contam com a conectividade advinda do gasoduto. “Esperamos nessa reunião com o presidente da Telebras conseguir a liberação da rede nos municípios de Caapiranga, Anori, Codajás e Coari”, informou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme.

 

Programa federal - Outro assunto que será tratado durante a reunião é a liberação do uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 4 de maio de 2018, pelo Governo Federal, para utilização pelas unidades de saúde do interior e demais órgãos estaduais.

 

O SDGC vai possibilitar a operação do programa “Internet para todos”, iniciativa do Governo Federal, para levar conectividade às localidades sem internet banda larga, em todo o País. “Queremos nos antecipar e garantir que as unidades de saúde e os órgãos públicos que funcionam nas sedes dos municípios tenham acesso à conectividade. Essa ação vai conferir mais qualidade e maior eficiência ao atendimento dos usuários do sistema de saúde no interior e também à gestão pública”, explicou Guilherme.

 

Metromao – Além da reunião com a Telebras, o vice-governador e o presidente da Prodam também têm uma agenda com os dirigentes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa para tratar sobre a gestão e a manutenção da Rede Metromao, uma rede de fibra ótica que atualmente possui 80 quilômetros de extensão e conecta órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa, em Manaus. “Nossa intenção é renegociar um novo termo de cooperação técnica que contemple a revitalização e a manutenção da Metromao, além da recomposição dos comitês gestores e técnicos da rede”, afirmou João Guilherme.

 

Sobre a Prodam  - A Prodam é uma sociedade de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Estado do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam milhares de vidas amazonenses como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

 

Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.