▸ Agenda Cultural ▸ Cotidiano ▸ Cultura ▸ Destaques ▸ Economia ▸ Educação ▸ Entretenimento ▸ Esporte ▸ Eventos Sociais ▸ Festival Folclórico de Parintins ▸ Internacional ▸ Justiça ▸ Lazer ▸ Meio Ambiente ▸ Nutrição ▸ Polícia ▸ Política ▸ Religião ▸ Saúde ▸ Tecnologia ▸ TRANSPORTES

Notícias
Compartilhar Imprimir

Saúde | EM 3 MESES | 17/07/2017 | 18:40 | Por: Portal Flagrante

Saúde liderou busca por serviços no Barco PAI ‘Todos pela Vida I’

Os serviços na área de saúde foram os mais buscados durante a expedição do Barco PAI "Todos pela Vida I" nos municípios da calha do Juruá. Dos 112,6 mil atendimentos realizados, 32 mil foram na área médica. Consultas com clínicos gerais, tratamentos odontológicos, consultas oftalmológicas e exames especializados chegaram aos sete municípios e 23 comunidades ribeirinhas e indígenas, com a implantação de métodos pioneiros como a Citologia em Meio Líquido, exame preventivo mais eficiente na detecção de lesões pré-cancerosas no colo uterino.
 
Investimento do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a embarcação é comandada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e voltou para Manaus nesta segunda-feira, 17 de julho, após quatro meses de expedição pelo Juruá. Ao todo, mais de 28 mil pessoas foram atendidas em mais de 30 tipos de serviços. Emissão de documentos, atendimentos jurídicos e previdenciários também foram oferecidos à população.
 
“Conseguimos superar nossas expectativas e alcançar a população das comunidades ribeirinhas mais isoladas que, antes do barco, nunca tinham tido acesso a uma identidade, por exemplo”, disse a presidente do FPS, Socorro Siqueira.
 
Odontologia - Na área de saúde, a área de odontologia foi a mais buscada. No barco, a população pode fazer higiene bucal, extração e restauração. Na oftalmologia, além dos exames de vista, houve a doação de 893 óculos, teste olhinho em crianças e o agendamento de 1,8 mil óculos para bifocais para entrega posterior.
 
Serviços inéditos - Ultrassonografia e a Citologia em Meio Líquido foram serviços inéditos na embarcação. Preventivo mais eficaz na identificação de lesões que podem levar ao câncer no colo do útero, a Citologia foi realizada em 2,9 mil mulheres da região. Nos casos em que a doença for identificada, o tratamento poderá ser feito na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), em Manaus.
 
Além do Juruá, os serviços itinerantes estão acontecendo na calha do Purus com o Barco "Todos pela Vida II". A embarcação está na cidade de Beruri. Um terceiro barco está em fase final de revitalização para seguir em atendimento na calha do Alto Solimões.
 
“Os funcionários que retornaram hoje estão de parabéns. Ficaram quase quatro meses fora do convívio familiar em prol da execução desse projeto tão fundamental à nossa população. E está de parabéns também o povo do interior que teve a sua disposição todos estes serviços. Foi realmente um sucesso e esperamos sair para outra calha de rio com este barco e com os outros dois”, disse o secretário-executivo de Cidadania da Sejusc, Eduardo Silva.
 
Atendimento Social - Entre os novos serviços incorporados no Barco PAI ‘Todos pela Vida’ está a doação de cadeiras de roda. A iniciativa é coordenada pelo FPS e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Além das cadeiras, houve a doação de bengalas, muletas e kits sociais após uma busca ativa realizada nos municípios. No Juruá, foram entregues 240 equipamentos.
 
Em Envira, o agricultor José André, 65 anos, foi um dos beneficiados. Antes de ganhar sua muleta canadense caminhava com uma muleta improvisada com madeira. “Com 16 anos eu perdi a perna após ser picado por uma cobra. Eu nunca tinha tido uma bengala”, disse.
 
Na ação itinerante, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas foram de casa em casa para detalhar as necessidades. Os benefícios entregues pelo governo são destinados ao público de baixa renda e que possuem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
 
Serviços embarcados - Com os barcos “Todos pela Vida”, o Governo do Amazonas facilita o acesso da população a uma gama de serviços e benefícios sociais, desenvolvendo ações de interesse estratégico para a melhoria da qualidade de vida e alcançando quem mora em regiões de difícil acesso. Na área de cidadania, é possível emitir documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, alistamento militar, Rani (Identidade Indígena) e fazer regularização previdenciária.
 
Na área de saúde, serviços inéditos estão sendo oferecidos. O barco conta com a Citologia em Meio Líquido, exame preventivo para mulheres mais moderno e preciso no diagnóstico de lesões pré-cancerosas no colo do útero, a entrega de mosquiteiros impregnados de inseticida para o combate à malária e a doação de cadeiras de roda, muletas, bengalas e kits dormitórios para pessoas com deficiência.
 
Consultas com médicos, dentistas e oftalmologistas – com a entrega posterior dos óculos feitos sob medida, exames de ultrassonografia, transvaginal e a manutenção de uma farmácia para a entrega de remédios à população.
 
Deixe seu Comentário

Nome:

Email:

Seu email não será publicado
Mensagem:
Leia Também

© Copyright 2016 Portal Flagrante. Todos os direitos reservados.